Agricultura de Iomerê faz experimento com grama Florakirk

23 de março de 2010  (Assessoria de Imprensa)

Após conhecer fazendas produtoras de leite no Estado do Rio Grande do Sul, especialmente no município de Saldanha Marinho, no mês de março deste ano, onde os produtores estão obtendo bons resultados na pecuária leiteira, com uso de pastagens a base da grama Florakirk, o secretário municipal de Agricultura de Iomerê Juarez Borga e o técnico agrícola do escritório municipal da Epagri, Sandro Secco, estão trabalhando em experimentos em propriedades agrícolas do município.

As mudas trazidas a Iomerê foram replantadas em diversas propriedades, que servirão de uma espécie de viveiros, para que seja possível testar o desenvolvimento da grama e a aceitação do rebanho, para posteriormente o Município distribuir para os produtores interessados.

A proposta da Secretaria de Agricultura de Iomere é introduzir a nova variedade de grama (Florakirk), com objetivo de ampliar a oferta de pastagens  na alimentação de vacas leiteiras.

A exemplo do Município Gaúcho, Iomerê é grande produtor de leite, e boa parte do sistema de produção é baseado em pastagens, incluem àqueles em que as vacas obtém a maior parte dos nutrientes para a produção de leite em pastejo, da forma energeticamente mais econômica.