HOMENAGEM CÍVICA EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA PÁTRIA EM IOMERÊ

 

08/09/2010- As comemorações da Semanada Pátria, em Iomerê, lembraram um pouco da história do Brasil, com retrospecto dos que estiveram a frente dos governos, desde o ano de 1822, data da Independência do País, até os dias atuais.

 

Desde o primeiro dia do mês, até o Sete de Setembro, -encerramento da Semana da Pátria, as instituições de Ensino abordaram o tema Pátria, em um gesto de estímulos ao civismo, propiciando assim, a oportunidade de despertar o sentimento de patriotismo; formar atitude de respeito aos símbolos do Brasil, além de desenvolver a compreensão do passado histórico e da significação da data    “Sete de Setembro”.

 

No Ato Cívico do Dia da Independência, autoridades municipais, professores, estudantes e membros da comunidade local lembraram que apesar da história trazer algumas contradições, não se pode olvidar que o Brasil era uma Colônia de Portugal, e depois de declarada sua “independência”, passou-se então a decidir os rumos que tomariam este país, de extensão territorial que se parece com um continente.

 

As apresentações mostraram ao público que a Independência proclamada há 188 anos deu aos brasileiros uma pátria com soberania de uma Nação. Todas as reflexões e atitudes especiais em relação ao Civismo, Patriotismo e Amor ao País se voltam para a retomada de valores civis e patrióticos.

 

No final da solenidade cívica, realizada no Centro Comunitário da Paróquia, alunos e professores lembraram aos iomerenses sobre o mundo em construção em que vivemos, parceiros da mesma jornada desejando a paz entre todos e o respeito como princípio, a liberdade de expressão como característica e a alegria de se encontrar, pensar na nacionalidade, naquilo que se produz de positivo para o mundo, sem esquecer-se dos problemas e lutar para solucioná-los a fim de deixar um país mais digno e honesto para as futuras gerações.