Projeto de Iomerê se classificou para Feira Catarinense de Matemática

Entre os 70 projetos apresentados, o produzido pelas alunas Giovana Emanuelle Gelain e Sibele Flores do 6º ano do Centro Educacional Municipal de Iomerê se destacou e garantiu uma vaga para representar o município na 33ª Feira Catarinense de Matemática, que acontecerá em Criciúma de 27 a 29 de setembro. Sob a orientação da professora Sabrina Pesin, as alunas desenvolveram o projeto “Um olhar da Simetria: Arte e Geometria”.

Segundo a professora, o trabalho tem como foco o ensino da matemática através da Simetria, definida como “uma estrutura que permite dividir algo em partes iguais formato e tamanho”. Ela destaca que geralmente a ideia de simetria está atrelada mais a  arte e natureza, que à matemática, para isso, o projeto serviu para mostrar que a simetria está presente no nosso cotidiano e, ao mesmo tempo, dar à geometria um sentido lúdico, despertando interesse e gosto pela matemática, construindo aprendizagem. “O trabalho constitui-se na abordagem da definição de simetria, mostrando onde a mesma pode acontecer”, explica.

Já as alunas Giovana e Sibele destacam que o projeto também contribui para que, não só os professores das turmas convencionais, da cidade ou do campo, mas também, todo e qualquer tipo de mediador do conhecimento matemático, possa acreditar que com a prática do fazer para aprender, é possível apresentar a matemática como uma disciplina prazerosa, presente e necessária na vida social e prática do ser humano.