Espetáculo Foi Coisa de Saci encanta alunos da Rede Municipal de Iomerê

Histórias envolvendo um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro, o Saci encantou os alunos da Rede Municipal de Ensino de Iomerê, em três apresentações. A peça “Foi Coisa de Saci”, da Cia Contacausos, de Chapecó, integra o projeto Iomerê Cultural que está acontecendo durante todo o mês de outubro, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Turismo.

O espetáculo fez um passeio pelos causos da gente brasileira que jura que viu, ouviu e até já prendeu o danadinho na garrafa. Saci é coisa que gente da cidade nega, diz que não tem, mas tem. Numa casa de caboclo, quando alguma coisa estranha acontece, as pessoas dizem que Foi Coisa de Saci.  Dirigido ao público escolar, a peça foi trazida ao munícipio por meio do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) em parceria com o SESC Caçador como uma ação em prol do incentivo à leitura e da difusão da literatura. “Foi coisa de Saci” nasceu a partir de muitas leituras e pesquisas sobre o tema, além de conversas com as pessoas. A companhia partiu da percepção das narrativas recorrentes, do imaginário social regional e do desejo de encontro com as pessoas por meio de novas histórias.

A concepção e a narração são de Josiane Geroldi. O texto é uma livre adaptação e reconto das obras “Um Saci no meu quintal”, de Monica Stahel; relatos/causos da obra “Saci-Pererê: Resultado de um Inquérito”, de Monteiro Lobato; “Histórias mal assombradas em volta do fogão de lenha”, de Adriano Messias; e “Contos de Assombração”, de Mauricio Pereira. Os objetos de cena foram criados pelo artista Marcos Schuh.