Expo Iomerê movimentou mais de R$ 1 milhão em negócios

Mais de um milhão de reais gerados em negócios, cerca de 200 animais comercializados e mais de dois mil visitantes de todo o estado. Esse é o balanço geral da Expo Iomerê 2017 que aconteceu de 10 a 12 de novembro, sob a coordenação do Núcleo Regional de Criadores de Ovinos e Caprinos, CTG Tropeiro Crioulo, Prefeitura de Iomerê, Sindicato dos Produtores Rurais de Videira e Tarumã Remates. “O evento atingiu todos os objetivos dos organizadores. Foi uma feira de negócios extremamente positiva, uma vez que além dos negócios realizados durante o evento, também colocou os produtores regionais na vitrine para negócios futuros e da mesma forma para expositores que tiveram a oportunidade de prospectar negócios futuros”, aponta o prefeito Luciano Paganini ressaltando que a iniciativa ainda contou com o poio da Associação Catarinense de Criadores de Ovinos, Associação Brasileira de Criadores de Ovinos, Embrapa, Cidasc, Epagri, Senar e Faesc.

A programação contemplou a realização do 7º Seminário Regional de Caprinocultura e Ovinocultura, 4° Leilão de Ovinos e Caprinos – reprodução e corte, 2ª Mostra de Equinos, 2º Leilão de Elite, 1º julgamento de caprinos e 6º julgamento de ovinos. Durante os três dias ainda aconteceram a Feira Agroindustrial, palestras, debates,  exposição de animais e gastronomia a base de carne de caprinos e ovinos.

No total, participaram da exposição 304 animais de 40 cabanhas de Santa Catarina. Na feira agroindustrial também foram comercializados todos os estandes disponibilizados, sendo 21 internos e 12 externos. “A qualidade dos animais foi destaque na feira, com genética de ponta, contando com animais que participaram de feiras como Expo Lages e Expointer. Muitos animais foram comercializados para outras cidades e também para produtores da região que pretendem iniciar na atividade”, explica o coordenador da 7ª Expo Iomerê, Carlos Alberto da Silva.

Além da comercialização a Expo Iomerê também ofereceu capacitação técnica para os produtores por meio de palestras dos pesquisadores da Embrapa Agropecuária de Bagé (RS), Elen Silveira Narélio e Marcos Borba, além de visitação em propriedades modelos. O tradicional almoço a base de ovinos e caprinos também atraiu muita gente, assim como as apresentações culturais.