Alistamento para o Serviço Militar será via internet a partir de 2016

A Junta de Serviço de Iomerê comunica que o Exército Brasileiro promove a partir de janeiro de 2016 o Alistamento Militar Online. A iniciativa permite ao jovem brasileiro, realizar o seu alistamento militar “online”, utilizando os recursos da tecnologia da informação e da rede mundial de computadores. Durante o ano de 2016, os jovens poderão efetuar o seu alistamento pela internet, acessando o site www.alistamento.eb.mil.br . Também deverão consultar o mesmo site, para saber se prosseguirão no processo seletivo para o Serviço Militar, ou se serão dispensados e incluídos no excesso de contingente.

O que significa o alistamento militar Online?

O Alistamento Online consiste em possibilitar o preenchimento dos dados individuais pelo próprio usuário. Com isso, o tempo de permanência e frequência na Junta de Serviço Militar (JSM) será menor, proporcionando economia de recursos e de tempo, maior comodidade, possibilitando o acesso via computadores, smartphones e outros dispositivos móveis e ainda agilizando a obtenção de documentos militares.

A JSM é um órgão de Serviço Militar sob responsabilidade da Prefeitura do seu município, conforme previsto na Lei do Serviço Militar, e caso o cidadão tenha dificuldade de acesso à internet, poderá acessar o Alistamento Online na Junta do Serviço Militar de seu município.

Para efetuar o Alistamento Online será necessário, o CPF e a utilização dos dados de um dos seguintes documentos:

– Certidão de Nascimento, Registro Geral (Identidade) ou Documento de Nacionalização.

Prazo para o Alistamento Online:

É importante lembrar que o prazo para o Alistamento Online é do dia 02 de janeiro até o dia 30 de Junho para que o jovem concorra no mesmo ano à seleção para servir às Forças Armadas. Devem se alistar obrigatoriamente os jovens do sexo masculino que completarão 18 anos em 2016.