Iomerê é destaque nacional na preservação do Meio Ambiente e no planejamento urbanístico

 

Iomerê é destaque nacional na preservação do Meio Ambiente e no planejamento urbanístico

 

Iomerê – A Prefeitura Municipal de Iomerê recebeu o Prêmio de Destaque Nacional outorgado a Municípios-Modelos no Planejamento Urbanístico, Preservação de Áreas Verdes e de Unidades de Conservação. A solenidade aconteceu no dia 19, no Rio de Janeiro, durante a realização do Seminário Nacional de Urbanismo, Paisagismo e Arborização Urbana (URBVERDE).

 

O prefeito Antoninho Baldissera, representou o município de Iomerê no ato e disse que o prêmio é uma vitória da população iomerense pelo trabalho dedicado ao desenvolvimento sustentável e pela conquista de qualidade de vida respeitando o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.

 

O prêmio é concedido bienalmente pelo Conselho Diretor do Instituto Ambiental Biosfera a municípios brasileiros que se destacaram em âmbito regional, estadual ou nacional no que concerne à proteção de áreas verdes e de unidades de conservação, contribuindo para a proteção da natureza e para a melhoria da qualidade de vida de sua população.

Nesse contexto, são valorizados e homenageados os municípios que através de suas políticas, diretrizes e ações governamentais contribuíram efetivamente para proteção, preservação, criação ou expansão de áreas verdes no âmbito municipal, contemplando unidades de conservação, parques florestais, áreas de proteção ambiental, áreas de preservação, reservas biológicas e, também, Reservas Particulares de Proteção do Patrimônio Natural, dentre outras.

Para a seleção dos municípios, o Instituto Ambiental Biosfera criou uma Comissão de Premiação integrada por 49 membros incluindo professores, pesquisadores e estudiosos das áreas ambientais, de conservação florestal e de desenvolvimento sustentável.

Com base em pesquisa prévia, foram pré-selecionados, em cada Estado, um mínimo de dois e um máximo de 30 municípios com características favoráveis à sua potencial indicação para premiação. Foram utilizados subsídios, informações e referências disponibilizadas em diversas fontes, incluindo o Ministério do Meio Ambiente, IBAMA, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), órgãos estaduais e municipais de Meio Ambiente, além de dados de Organizações não Governamentais. Também foi realizada, em cada Estado, uma enquete junto à lideranças formadoras de opinião na área ambiental, incluindo autoridades, profissionais, professores e especialistas em questões ambientais, florestais e de desenvolvimento sustentável. A enquete foi complementada por pesquisa em veículos de mídia e na internet, possibilitando caracterizar os municípios detentores de grandes áreas verdes, e as políticas, diretrizes e ações das suas administrações municipais no que concerne à efetiva proteção e preservação dessas áreas.

Responsabilidade

O prefeito Antoninho Baldissera destacou que as ações para cuidar do meio ambiente são fundamentais para garantir a qualidade de vida da população e preservar o planeta. Baldissera disse que ninguém pode fugir da responsabilidade de preservar a natureza e praticar ações que protejam o meio ambiente. Lembrou que é um patrimônio de todos, portanto, é obrigação de cada um fazer a sua parte como cidadão. Finalizou dizendo que se sente orgulhoso por saber que o trabalho de preservação realizado em Iomerê foi reconhecido nacionalmente.


Desenvolvimento sustentável
Apesar de estar no caminho certo e ser reconhecido nacionalmente pelas ações urbanísticas e de práticas corretas no manejo do meio ambiente, Iomerê precisa começar planejamento sustentável para o futuro. De acordo com o prefeito Baldissera, várias ações já estão sendo feitas, como as reservas legais nas propriedades agrícolas, proteção de nascentes de água, cidade planejada e com possibilidade de ampliar a proteção ambiental, tanto na cidade como no interior, mas admite a grande preocupação ser o grande volume de dejetos de suínos produzidos no município. Todos os dias são lançados no solo toneladas de dejetos e o temor é que no futuro isso possa comprometer o desenvolvimento sustentável conquistado até os dias atuais.