Deputada Federal ministra Palestra sobre SUS em Iomerê

Na sexta-feira, dia 15, a população iomerense assistiu palestra com a Deputada Federal e Enfermeira Carmem  Emília Bonfá Zanotto, a segunda mais votada no Município, nas eleições de 2010. A Parlamentar falou sobre a gestão do SUS-Sistema Único de Saúde “Nossos Direitos e Nossos Deveres”. Elogiou o trabalho realizado em Iomerê na Saúde Básica e disse que empenhará esforços no sentido de conseguir direcionar recursos da União para o Município ampliar ainda mais os trabalhos na área da Saúde.

Carmem Zanotto destacou seu  pronunciamento feito no dia 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, na Câmara dos Deputados quando pediu a inclusão da Emenda 29 na pauta das votações do Congresso Nacional, proposta, se aprovada, garantirá a injeção de mais de 30 bilhões para a efetivação e consolidação do SUS.

Ao receber a Deputada a Secretária Municipal de Saúde e Ação Social de Iomerê, Solange de Bortolli Beal apresentou  alguns números do trabalho na área da Saúde colocado em prática, que está ajudando o Município alcançar  IDH – Índice de Desenvolvimento Humano, entre os melhores do Brasil  e apontado como um dos melhores IDEB- Índice de Educação Básica, no estado de Santa Catarina.

“Somos um Município livre da dengue, fruto de um intenso trabalho de prevenção construído ainda no mandato da Secretária de Estado da Saúde – Enfª Carmen Zanotto a qual incansavelmente nos cobrava ações, estamos há vários anos sem apresentar índice de mortalidade infantil, temos uma boa cobertura vacinal em crianças, gestantes e idosos, temos boa qualidade da água para consumo humano, 100% de cobertura para as gestantes no pré natal, monitoramento de todos os diabéticos e hipertensos, garantia de acesso para atenção básica, cobertura para leitos hospitalares urgência e emergências através do convênio com o Hospital Divino Salvador, atendimentos para a média e alta especialidade através de sistema de regulação, também implantado no Estado quando da administração da Deputada Carmem”, enumerou Solange.

Em números, em 2010 Iomerê investiu 18% do orçamento municipal em Saúde, bem mais que os 15% exigidos pela legislação. Por exemplo, entre tantas ações desenvolvidas, em 2010 foram rodados 195.000 km para levar pacientes, bem como para transportar a equipe de saúde para os atendimentos. Traduzindo por viagem é o mesmo que se a Prefeitura tivesse feito uma viagem por dia nos 365 do ano até Lages ou 243 viagens até Florianópolis.

A palestra da Deputada aconteceu na sexta-feira dia 15 de abril, e fez parte da programação do mês da Saúde, colocada em prática em Abril pela  Secretaria Municipal de Saúde de Iomerê, e prossegue até o dia 02 de maio, com atividades específicas, e ações preventivas e curativas, enfocando as principais políticas públicas, com programas e serviços voltados ao atendimento da demanda de toda a coletividade local.