SAÚDE DE IOMERÊ LANÇA PROJETO ESCOLA DA DOR

   

A dor crônica caracteriza-se por um processo álgico que prossegue há mais de seis meses. Cerca de um terço da população apresentará este tipo de dor durante a vida. À medida que vivemos mais, cresce o número de pessoas com dores na coluna, articulações, doenças reumáticas, câncer, degenerações ou inflamações nos órgãos internos e outros problemas que podem provocar dores crônicas.

         

Para combater este problema e amenizar o sofrimento das pessoas, a Secretaria da Saúde e Ação Social do município de Iomerê estará desenvolvendo um projeto para melhorar a qualidade de vida de pacientes que sofrem com este tipo de dor, e capacitar os portadores de dores crônicas para o autocontrole.

         

Desenvolvimento do projeto: Inicialmente estarão disponíveis 12 vagas para o primeiro grupo o qual iniciará em maio do corrente ano. Serão realizados 12 encontros com abordagem de vários temas de interesse do grupo. As técnicas responsáveis pelo projeto são a fisioterapeuta Isabela Rech, Psicóloga Geovana Liebel e a Nutricionista Karine Albiero.

  

Isabela explica que a meta do Município é oferecer oportunidades e meios práticos para as pessoas aprenderem a lidar com o problema e buscar através da fisioterapia, psicologia e nutrição forças para que o cidadão consiga controlar a dor, aprender a reduzir o stress, gerenciar e saber dividir seu tempo e também estar atento ao seu biofeedback.

  

A alimentação é um fator decisivo para o tratamento dessas dores. Pesquisas comprovam que o bem estar que se tem ao comer diminuem as dores crônicas. Especialistas lembram que é muito importante fazer o que se gosta, ouvir sua música favorita, assistir a uma comédia, jogar vídeo game, “tudo isso ajuda a diminuir o stress e assim diminui significativamente as dores crônicas”, afirma a Fisioterapeuta.

  De acordo com a Secretária da Saúde, Solange de Bortolli Beal, os interessados em participar do projeto deverão fazer sua inscrição na Unidade Básica de Saúde até dia 13 de abril próximo.