Carteira de Saúde do Cidadão Iomerense

 

A Administração do Município de Iomerê produziu um documento com todos os dados de seus moradores, relativos à Saúde, denominado “Carteira do Cidadão Iomerense”, a qual está sendo entregue aos residentes, para que cada cidadão local tenha em mãos um documento com histórico médico e passará a usá-lo quando precisar de atendimento médico e ambulatorial.

 

A nova carteira da Saúde tem como objetivo agilizar o atendimento médico-assistencial do cidadão, bem como auxiliar o profissional de saúde na realização de todos os atos necessários para o atendimento correto e eficaz. Servindo ainda como facilitador no acompanhamento médico dos pacientes e no trabalho dos profissionais de saúde que os atendem, além de modernizar os instrumentos de gerenciamento relativos à saúde.

 

De acordo com a secretária de Saúde do Município, Solange de Bortolli Beal, é fundamental que nas carteiras constem informações sobre questões clínicas importantes referentes à saúde de seu portador, que deverão ser do conhecimento do agente de saúde que o atender e do Médico, possibilitando desse modo um diagnóstico mais preciso, ante o histórico apresentado pelo paciente.

 

Além da identificação do cidadão, a Carteira de Saúde do Cidadão Iomerense conterá ainda o registro de possíveis doenças de que o cidadão seja portador e seu grupo sanguíneo; os atendimentos efetuados, identificando-se a unidade e o profissional da rede pública ou privada executor da ação registrada, além de anotações dos medicamentos utilizados pelo usuário.