Banda Municipal Santa Cecília de Iomerê lança DVD

 

A solenidade de lançamento aconteceu no domingo, dia 15 de abril, na comunidade de Bom Sucesso, durante a X Festa de Santa Paulina e I Cavalgada com Procissão, em um dia festivo regrado de religiosidade, tradições e de valorização da cultura local.

  

Com quatorze faixas, o DVD acompanhado de CD gravado pela Banda com participação especial do Coral de Iomerê traz um repertório já consagrado, porem com um toque especial dos músicos iomerenses, que apesar de muito jovens, mostram a força e determinação dos talentos que aos poucos ganham status de artistas, tanto pela qualidade musical como pela dedicação nas apresentações.

 

Regidos pelo maestro Efrem Moura, os componentes da Banda Municipal Santa Cecília enchem de orgulho a comunidade iomerense e toda região, pois o DVD e CD representam um pouco da história de um povo que se identifica com seu folclore, com seus usos e costumes, pois é na forma de vida e nas tradições transmitidas ao longo dos anos, que o povo reencontra a si mesmo e revela suas características mais genuínas.

 

A festa do lançamento do DVD da Banda iomerense faz parte das comemorações dos 100 anos de colonização de Iomerê. Conforme constam em registros históricos, em 1912, o trem para na estação de Pinheiro Preto, onde desembarcam várias famílias, instalando-se num campo aberto que foi denominado Fachinal Branco, onde hoje está instalada a cidade de Iomerê. “Sem dúvida uma das principais heranças deixadas pelos pioneiros desbravadores deste lugar e que não podemos esquecer do seu espírito alegre, o gosto pelas músicas e as festas. Com violeiros, gaiteiros e muita cantoria, mantiveram vivos os seus costumes e sua história”, lembra Inês K. Mariani, Secretária de Educação, Cultura e Esportes de Iomerê.

 

Para o Prefeito Antoninho Baldissera, o investimento na Cultura é uma forma de valorizar as pessoas e dar vida à história de um povo trabalhador, honesto e muito alegre, que faz de Iomerê uma das melhores cidades de Santa Catarina para se viver. “Apoiar e investir na Cultura é tornar viva a memória de um povo e, ao mesmo tempo, é uma forma do Poder Público abrir janelas para o futuro de uma comunidade que tem orgulho daquilo que faz, pois o trabalho de hoje será nossa história de amanhã”, disse Baldissera.

 

Além do DVD e CD gravado pela Banda com a participação do Coral de Iomerê, a Administração Municipal investiu na aquisição de novos instrumentos musicais e de uniforme completo para todos os músicos, para que possam se apresentar de forma personalizada. Os uniformes e instrumentos foram adquiridos em 2011, através de uma parceria da Prefeitura com o Governo do estado de Santa Catarina.

 O lançamento do DVD e CD da Banda de Iomerê é mais um passo dado pelo Poder Público Municipal na valorização e promoção da Cultura local, tendo em vista que o Coral já gravou seu CD e ainda está previsto lançamento de mais um DVD do Encontro de Corais realizado em Iomerê em 2011. O lançamento deste deve acontecer no mês de junho deste ano, durante a programação alusiva aos Cem Anos de Colonização do Município.  

 HISTÓRIA DA BANDA MUNICIPAL SANTA CECÍLIA E DO CORAL DE IOMERÊ

 

A história da Banda Santa Cecília está muito ligada com a
história de Iomerê. Em 1.917, Fachinal Branco é elevada a categoria de Distrito, sendo que o primeiro registro de nascimento efetuado em 18 de dezembro de 1.917.

 

Apadrinhado pelo Senhor Luiz Nora, Fachinal Branco trocou de nome, passando a se chamar de São Luiz. Por volta do ano de 1.924, chegavam a São Luiz novos imigrantes, com eles vinham também músicos, assim surgiu uma Banda de nome Santa Cecília. Era ela, que abrilhantava as festas da localidade e em outros lugares da região.

 

Os primeiros instrumentos da Banda eram dourados. Depois desta época a Banda teve um período de paralisação. Formou-se então o primeiro Coral de Iomerê. Por volta de 1.955, surgiu o Coral Santa Cecília de Iomerê. Este chegou a ter 125 componentes na época da formação.

 

No ano de 1.958, o coral se estruturava com vinte e cinco membros efetivos e o Maestro era o Senhor Antônio Viecelli. Noventa por cento dos cantos eram cantados em Italiano, descendência dos componentes. E, muitos cantos eram em latim. Os ensaios eram feitos aos sábados à tarde e aos domingos, pela manhã após a missa.

 

Na época, o Padre rezava a missa em latim, o coral cantava em latim e o povo rezava o terço.

 

Alguns cantos que o coral se apresentava na época:
– 1ª Pontificallis de Lorenço Perozi
– 2ª Pontificallis de Lorenço Perozi
– Abnicamos Dominus
– Va pensiero
 – La montanara

 Em 1.958 eram apresentados os seguintes cantos:
– Nome Dulcíssimo
 – Montanara
– De la Aurora
 – Maria que Dulce Nome
– Nina Nana       
– Valsugana
– Chieseta Alpina (k)     

 – Letani di Maria

 

O Coral se desfez em meados de 1.962, pela mudança e casamento dos componentes.

 

Em 1.968, numa terceira etapa da história, ressurge a Banda
Santa Cecília de Iomerê, que contava com membros antigos, da primeira Banda e componentes novos. Faziam parte da Nova Banda Ambrósio Celestino Viecelli, que tocava Piston. O senhor Dante Gelain, tocava trombone.

 

A Banda, por final, se extinguiu em 1.974, por afastamento, mudança ou doença dos integrantes. Ainda nesta banda eram usados os mesmos pratos e bumbo da primeira Banda. Os instrumentos foram trocados e reformados, então na cor prateada.

 

E assim desde 1.997 a Banda vem atendendo aos anseios da comunidade, sendo mantida pelo Poder Público Municipal.

 

O Sucesso da Banda acontece principalmente pelo esforço de cada componente, que em muitos casos além de estudar e trabalhar, ainda dedicam seu tempo livre para os ensaios que acontecem nas quintas-feiras e sábados no Auditório da Prefeitura Municipal de Iomerê.

 

MÚSICOS

 

CLARINETE

 

Arthur Savaris, Igor A. Pagno, Felipe Locatelli, Frederico de Bortoli Beal, Karina Piccoli.

 

TROMBONE DE VARA

 

Sérgio da Fonseca

 

TROMPETE

 Antônio Sartor, Thiago Toldo Bridi, Luiz Fernando Maziero, Vinícius Barichello e Bruno Tonetta.

PERCUSSÃO

 

Gustavo S. Paganini, Josias A. Santor, Marcos Antonio Maziero e Ivenise Ribeiro.

 

SAXOFONE ALTO

 

Talissa Sartor, Eduarda Chaves e Fernando Ervim de Lima.

 

SAXOFONE TENOR

 Suzane Crestani e Wagner SerafiniBAIXO TUBA

Maurício Fernandes

 

FLAUTA TRANSVERSAL

 

Mayara dos Santos

 

BOMBARDINO

 Fabiane S. FernandesMAESTROEfrem Moura Hoje a Banda possui os seguintes instrumentos:

• 08 Clarinetes Sib 17 Chaves       • 04 Trompetes Sib
• 02 Saxofones Alto Mib           
 • 02 Tubas Sib
 • 03 Saxofones Tenor Sib          
  • 05 Trombone de Vara Sib
 • 02 Bombardinos  Sib           
 • 01 Bateria Completa com pratos
 • 04 Bombos 22”            
• 04 Caixas de Repique 14”
• 01 Par de Pratos 14”      
• 03 Sax Horner Mib       • 02 Surdos