Iomerê é o 23º município catarinense que mais investe na saúde do cidadão

Iomerê é o 23º  município catarinense que mais investe na saúde do cidadão.  A informação foi divulgada nesta segunda-feira (21), pelo Conselho Federal de Medicina que realizou um levantamento do investimento médio por pessoa das prefeituras brasileiras em Ações e Serviços Públicos de Saúde (ASPS). A análise foi feita após análise de dados declarados no Sistema de Informações sobre os Orçamentos Públicos em Saúde (Siops), do Ministério da Saúde.

Segundo o levantamento em 2014, a média de gastos da Prefeitura, para cada habitante no setor da saúde foi de R$ 934,5; Em 2015 o investimento subiu para R$ 961,6, em 2016, um novo salto para R$ 990,6 e em 2017, R$ 998,7.  A média de Santa Catarina em relação à média dos municípios foi de R$ 586,13. No total, 181 municípios (61,3%) ficaram abaixo desse índice em 2017, incluindo a capital Florianópolis, que despendeu média de R$ 389 por cidadão na área. No Brasil, a média foi de R$ 403,37.

Pela lei, o governo federal e os municípios devem investir 15% dos recursos arrecadados com impostos e transferências constitucionais e legais. Os recursos são utilizados para a cobertura das ações e serviços de aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS), como o custeio da rede de atendimento, construção e reforma de unidades de saúde, compra de equipamentos e medicamentos, além de pagamento de funcionários ativos, dentre outras.

Já o governo de Santa Catarina, por força da Emenda Constitucional 72/16, deveria aplicar o mínimo de 13% em 2017, ano no qual se baseia o estudo. A mesma norma prevê aumento do percentual mínimo para 15% em 2019.