Investimentos – Iomerê é o Município que menos gasta

Os dados são da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (AMARP): o município de Iomerê é o que menos compromete seus recursos com a folha de pagamento dos servidores públicos, entre as 19 cidades que a compõe. O levantamento revelou que, em Iomerê, apenas 34% dos recursos globais arrecadados em 2007 tiveram este direcionamento.

Por lei, o município poderia gastar até 54% com pagamento de pessoal. Os recursos que sobram são investidos em outros setores, como Educação e Saúde. Em ambos, os investimentos foram superiores ao mínimo exigido pela legislação. Além disso, a administração municipal aplica em obras, infra-estrutura e na ampliação dos serviços oferecidos aos agricultores, que formam a base de sua economia.

Segundo o prefeito Laércio Lázzari, o baixo comprometimento dos recursos com a folha é possível porque o município conta com apenas 100 servidores, incluindo neste número os professores e agentes de saúde contratados. Além disso, a gestão financeira é controlada mês a mês, o que permite uma programação de investimentos que se convertem em resultados para a população.

“Temos consciência que o dinheiro público precisa ser bem aplicado e deve chegar às áreas prioritárias. Por isso economizamos na folha e investimos em setores importantes”, destaca ele. O direcionamento dos recursos é bem definido. Na educação, a administração investe 29,05%, enquanto, para atender à lei, poderia simplesmente gastar apenas 25%. Este incremento gera bons resultados.

Em 2007, o município de Iomerê ganhou um prêmio nacional pela gestão das contas de merenda escolar. Além disso, oferece múltiplos recursos aos estudantes, além de transporte escolar de qualidade. “É um exemplo claro do direcionamento dos investimentos, que possibilita preparar a cidade e seus moradores para o futuro, com alto grau de conhecimento e qualificação”.

Na saúde, a história se repete. Dos 15% que devem ser investidos obrigatoriamente para atender a legislação, o município supera-se e chega a 17,83% de investimentos. “Este número reflete a realidade do setor, que oferece atendimento de primeiro mundo para toda a população, inclusive com especialidades médicas, exames, medicamentos e cobertura de procedimentos em outras cidades”.

Para Lázzari, a boa gestão dos recursos públicos também possibilita ampliar a infra-estrutura do município, com investimentos no setor de obras e de atendimento aos agricultores, que formam a base da economia do município. “O que não esbanjamos com o pagamento da folha, usamos nestes setores, fazendo um município cada vez melhor para o iomerense”, finaliza.