Telefonia fixa e internet banda larga cobrirá 100% do Município de Iomerê

Iomerê- 02/02/2012- A Prefeitura de Iomerê está trabalhando na implantação das torres de transmissão de telefonia fixa e internet via rádio para moradores do interior. Ao todo serão instaladas doze torres, o suficiente para cobrir com sinal de internet banda larga e telefonia fixa todas as 315 propriedades do interior, onde residem cerca de 450 famílias, além de disponibilizar o sinal para o perímetro urbano.

O sistema faz parte de um programa de inclusão digital firmado pelo governo do Estado através da Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca com a Administração Municipal de Iomerê, com investimentos previstos de R$ 135 mil.

O objetivo do projeto é oferecer internet banda larga e telefonia fixa às comunidades rurais e, com isso, promover o acesso das famílias que vivem no campo aos recursos da tecnologia de informação. “No perímetro urbano a internet não é novidade. Porem nem todas as comunidades rurais possuem acesso e as que dispõem ainda sofrem com o elevado custo para implantação e manutenção da telefonia fixa e internet, por isso o programa é fundamental para que possamos democratizar o serviço a todos e oferecer ferramentas para o agricultor viver cada vez melhor em nosso Município”, explicou o Prefeito Antoninho Baldissera.

Segundo o secretário de Agricultura de Iomerê, Juarez Nicolau Borga, o projeto integra os esforços da Prefeitura em conjunto com o Estado para combater o êxodo rural e dar condições aos agricultores ter acesso as informações e conhecimentos, inclusive para o desenvolvimento do agronegócio. “A internet e a telefonia fixa deverá estar à disposição das famílias em aproximadamente noventa dias”, afirmou Juarez.

As torres estão sendo instaladas em pontos estratégicos do município para que a cobertura atinja 100% do território. Com isso, todos os moradores terão acesso ao sinal, desde que tenham interesse, pois a adesão é voluntária, sendo que o serviço será disponibilizado ao preço de uma taxa mensal de R$ 59,90, para uso indeterminado da internet e telefonia fixa dentro do município. As ligações para fora terão custo de ligações de telefone fixo aos usuários.

Quanto à internet, os proprietários rurais terão acesso ao sinal de banda larga e a todas as possibilidades que ela oferece: automação, rastreamento, maior controle da produção, ensino à distância… É um grande ganho para a população rural”, destacou O Secretário.